terça-feira, 7 de agosto de 2007

Programa da disciplina

Optativa: Educação e Pesquisa: História da Educação
Proposta do Curso e Cronograma de Atividades, disponível em http://www.geocities.com/histeduc2/Optativa2007_Programa.doc
2º Semestre de 2007
Email da turma: optativafeusp@yahoo.com.br

Julho:
Dia 30 (Aula 1): Apresentação do professor, dos alunos e dos objetivos do curso. Participação de orientandos na organização/dinâmica do curso.
Atividade 1: trabalho individual, discussão em grupo e socialização para a classe: O que é uma atividade de pesquisa acadêmica? Qual seu interesse para a formação de educadores? Qual sua importância para a sociedade?

Agosto:
Dia 06 (Aula 2): Apresentação do programa. Lembrar da documentação das oficinas. Tema 1: Perspectivas atuais em História da Educação no Brasil: produção recente, a história como ofício e desafios atuais. Aula expositiva.
Bibliografia da aula: NUNES, Clarice & CARVALHO, Marta. Historiografia da educação e fontes (item: A historicidade da documentação em educação). In: GONDRA, J.G. (org.) Pesquisa em história da educação no Brasil, Rio de Janeiro: DP&A Editora, p. 27-41.
Bibliografia complementar: LOPES, Eliane Marta & GALVÃO, Ana Maria. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Dia 13 (Aula 3): Tema 2: A história oral: questões teóricas e metodológicas. Relato de experiência de pesquisa. Presença de Daniela Albuquerque. Explorar página do Museu da Pessoa (http://www.museudapessoa.com.br/).
Bibliografia da aula: VIDAL, Diana. A fonte oral e a pesquisa em história da educação: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, p. 7-16, 1998. VIDAL, Diana. Experiências de docência e formação (Rio de Janeiro, 1930-1940). In: SOUZA, Elizeu Clementino e ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 335-346.

Dia 25 (Aula 4) (substitui a aula do dia 20/8): Atividade 2: Visita ao Museu da Pessoa (fonte oral) (tarde/sábado).

Dia 27 (Aula 5): Tema 2: A história oral: possibilidades de temas de pesquisa.
Atividade 3: Avaliação individual da visita e socialização para a classe. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se da fonte oral. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).
Oficina 1: Os alunos, organizados em grupo, irão realizar todas as etapas de uma entrevista: seleção do entrevistado, organização do roteiro, entrevista e análise da entrevista. Para tanto, solicita-se que cada grupo providencie o material necessário à atividade: gravador, fitas, pilhas etc. Os resultados serão socializados com a classe.

Setembro:
Dia 03 (Recesso escolar) – Semana da Pátria.

Dia 10 (Aula 6): Tema 3: O Museu como lugar de produção de conhecimento. Explorar página do Museu Paulista (http://www.mp.usp.br/). Presença de Wiara Rosa.
Bibliografia da aula: MENEZES, Ulpiano. Do teatro da memória ao laboratório da história. A exposição museológica e o conhecimento histórico. In: FIGUEIREDO, Betânia e VIDAL, Diana. Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte/Brasília: Scientia:UFMG/CNPq/Argvmentvm, 2005, p. 15-51.
Atividade 4: Discussão em grupo do texto e socialização para a classe.

Dia 15 (Aula 7): Atividade 5: Visita ao Museu Paulista (fonte fotográfica) (tarde/sábado). Presença de Wiara Rosa.

Dia 17 (Aula 8): Atividade 6: Avaliação individual da visita e socialização para a classe. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se do acervo museológico. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).
Tema 4: A fotografia como fonte: questões teóricas e metodológicas.
Bibliografia da aula: BARROS, A. Martins. Notas sobre a fotografia como documento historiográfico. In: _____. Práticas discursivas ao Olhar. Rio de Janeiro: e-papers, 2003, p. 55-67.
VIDAL, Diana e ABDALA, Rachel. A fotografia como fonte para a História da educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Educação, v. 30, nr. 2, 2005, p. 177-194.

Dia 24 (Aula 9): Semana da Educação

Outubro:
Dia 01 (Aula 10): A fotografia como fonte: Possibilidades de temas de pesquisa. Relato de experiência de pesquisa. Participação de Rachel Abdala.
Bibliografia da aula: BARROS, A. Martins. Os álbuns fotográficos com motivos escolares: veredas ao olhar. . In: _____. Práticas discursivas ao Olhar. Rio de Janeiro: e-papers, 2003, p. 69-81.
Oficina 2: Os alunos, organizados em grupo, irão realizar as etapas da análise fotográfica: estabelecimento de séries temáticas, identificação e interpretação. Para tanto, solicita-se que cada componente do grupo traga para a aula fotografias escolares (suas e/ou de seus familiares). Os resultados serão socializados com a classe. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se da fonte fotográfica. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).

Dia 08 (Aula 11): Atividade 7: Visita ao Centro de Memória da Educação (http://www2.fe.usp.br/estrutura/).

Dia 15 (Aula 12): Tema 5: A documentação textual como fonte: questões teóricas e metodológicas. Presença de Wiara Rosa.
Atividade 8: Avaliação individual da visita e socialização para a classe. Discussão em grupo do texto e socialização para a classe.
Bibliografia da aula: FARIA FILHO, Luciano. A legislação escolar como fonte para a História da educação: uma tentativa de interpretação. In: _____. Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.89-125.

Dia 22 (Aula 13): A documentação textual como fonte: Possibilidades de temas de pesquisa. Relato de experiência de pesquisa. Participação de Wiara Rosa.
Oficina 3: A análise, em grupo, de uma série de cartas. Socialização dos resultados para a classe. O conjunto documental tanto poderá ser oferecido por mim, quanto poderá ser tomado de acervo pessoal de um ou mais alunos do grupo. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se da fonte textual. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).
Bibliografia da aula: VIDAL, Diana Gonçalves. Da sonhadora para o arquiteto: Cecília Meireles escreve a Fernando de Azevedo. In: LOBO, Yolanda e MIGNOT, Ana Chrystina. (Org.). Cecília Meireles: a poética da educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio/ Edições Loyola, 2001, p. 81-104.
Orientação para elaboração de projeto de pesquisa. Ver roteiro na página da FEUSP (Pós-Graduação).

Dia 29 (Sem aula): VIII Congresso Iberoamericano de História da Educação.

Novembro:
Dia 05 (Aula 14): Tema 6: Elaboração de projeto de pesquisa. Participação de Wiara Rosa.
Atividade 9: Elaboração de esboço de projeto. Retomar temas identificados anteriormente. Orientação em grupo.

Dia 12 (Aula 15): Orientação dos projetos em grupo. Participação de Wiara Rosa.
Dia 19 (Aula 16): Apresentação dos projetos
Dia 26 (Aula 17): Apresentação dos projetos

Objetivos:
· Estimular a formação de pesquisadores em educação com foco em história da educação;
· Fomentar a discussão acerca da metodologia da pesquisa histórica;
· Propiciar ações de formação no campo da pesquisa; e
· Estabelecer intercâmbio com outras instituições de pesquisa e formação.

Avaliação:
Participação nas atividades e oficinas: 3,0 (12 x 0,25)
Trabalho final (projeto de pesquisa individual ou em grupo): 4,0.
Apresentação dos Projetos: 3,0.

Nenhum comentário: